Canil especializado na criação das seguintes raças: Lhasa Apso, Shih-Tzu, Yorkshire Terrier, Maltês, Poodle, Schnauzer Miniatura, Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia, Buldogue Francês, Beagle, Teckel ou Dachshund, Terrier Brasileiro ou Fox Paulistinha , Sharpei e Cocker Spaniel Inglês
Fotos atualizadas e maiores informações via WhatsApp 21 997950936 e telefone: 997950936 Proprietário Valter J P Cardoso
Não faço anuncios no Mercado Livre se alguém falar que é do Canil Rio Bonito é Golpe verifique, todas as minhas vendas são feitas pelos meus fones 021 997950936 ou via WhatsApp 21 997950936
Origem:
Apenas os nobres e religiosos possuíam o privilégio de ter oLhasa Apso, que guardava os templos e mosteiros do Tibet. Além de sua função de sentinela, acreditava-se que este cão trazia muita sorte. Era considerado como um animal sagrado.
Seu nome se origina de Lhasa, a capital do Tibet, e a palavra apso que significa sentinela que late.
Em seu país de origem pelo menos até a anexação pela República Popular da China, o cão vivia nos mosteiros e seus exemplares mais bonitos e valiosos se encontravam no Potala, que era o palácio do Dalai Lama, e nas casas de ministros e outras pessoas de posição.
Era praticamente impossível se ter um exemplar por dinheiro, e excepcionalmente como prova de benevolência poderiam ser presenteados, também na China na corte imperial os que chegavam do Tibet eram tidos como oferendas tributárias sendo bem aceitos e contribuindo para formar a raça Shih-Tzu.
Os exemplares doLhasa Apsonaquele país são considerados como pedras preciosas, e o cão poderá tanto ser uma companhia agradável como um guarda eficiente para casas, principalmente em apartamentos onde o espaço é menor. É um cão considerado dócil, mas de grande coragem. É dotado de um ouvido finíssimo, se percebe bem os rumores leves e longínquos dando assim o alarme com a sua característica voz clara e aguda, por esta razão é chamado na língua tibetana como "Apso seng kye" isto é o cão sentinela de latido de leão.
Temperamento:
Tornou-se um excelente cão de companhia, devido a sua grande simpatia, estatura pequena e beleza física.
É um cão considerado profundamente quieto, calmo e não é roedor, é capaz de ficar por horas e horas deitado perto de seu dono. Não costuma sujar o lugar onde come ou dorme e é um cão que gosta muito de carinho, mas também possui um temperamento muito independente, de caráter alegre é cheio de segurança, porém prudente e desconfiado com desconhecidos, característica formada pelos cães que viviam nos mosteiros e que são seguidas até hoje.
A raça surgiu no Brasil no ano de 1966, trazida pelo criador Denis Duveen
Ninguém que passa a conhecer o "Lhasa Apso" pode resistir ao desejo de possuir um. A pessoa não possui um "Lhasa Apso", e sim é possuída por ele. É um cão muito limpo, adorável companhia, um bom cão de estimação, caseiro, e um cão de guarda em quem se pode confiar inteiramente.
Padrão Oficial
CBKC nº: 227, de 02/05/1994 FCI nº: 227 c, de 24/06/1987.
País de origem: Tibet
Padrão na FCI: Grã-Bretanha
Nome no país de origem: Apso Seng Kye (Cão Leão Sentinela Alarme).
Nome no país patrono: Lhasa Apso.
Utilização: companhia.
Prova de trabalho: para o campeonato, independe.
Aparência Geral: bem balanceado, vigoroso, com densa pelagem, alegre e autoconfiante, de temperamento alerta, estável, mas um tanto reservado, com estranhos.
Pelagem: externa longa, pesada, lisa, áspera, nem lanosa nem sedosa. Subpêlo moderado.
Cor: dourado, areia, mel, mesclado escuro, malhado, esfumado, particolor, preto, branco e castanho. Todas as cores são igualmente aceitáveis.
Tamanho: altura, na cernelha 25,4cm, para machos, e fêmeas ligeiramente menores.
Nota: os machos devem apresentar os dois testículos, bem visíveis e normais, totalmente descidos na bolsa escrotal.
Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.
Aqui estão somente algumas informações sobre o Padrão Oficial Lhasa Apso, para saber mais consulte a página do Kennel Club.